CASA STO ANTÓNIO

Dado o interesse do imóvel, como conceito primordial do projecto, deu-se especial relevo ao existente exteriormente, quer em termos arquitetónicos e construtivos, quer em termos paisagísticos de forma a valorizar a construção existente, que se encontra classificada como exemplar da “Casa Portuguesa de veraneio”, e proporcionar espaços com o máximo conforto e segurança, tirando o melhor proveito possível do jardim e piscina que foi prevista na zona a Sul do lote.

Desta situação resultará uma reabilitação com os traços e elementos arquitectónicos da construção inicial, com um corpo ampliado perceptível no estudo do edificado, mas respeitando as pré-existências e mantendo a linguagem da casa.

A moradia encontrava-se dividida em vários pequenos compartimentos, na sua maioria sem cumprirem com os atuais requisitos de habitabilidade. Procurou-se ampliar a construção o mínimo necessário para satisfazer os requisitos atuais, com o menor impacto na leitura exterior da casa. Assim propõe-se uma pequena ampliação para contemplar uma área de cozinha adaptada às necessidades atuais de uma casa para uso próprio. Em suma, o espaço interior foi totalmente reformulado para permitir ter a zona social e suite principal no piso de entrada, a cozinha a Norte com uma entrada independente e as salas viradas a Sul/ Poente com uma maior relação com o jardim. Por sua vez, a suite principal, ficará do lado Nascente, elevada um piso em relação à cota do jardim nesta zona do lote, permitindo uma maior privacidade. As restantes suites foram previstas no piso do sótão, mais resguardadas e apropriando-se das tão características mansardas, enquanto usufruem do generoso pé-direito livre, possíveis com os seus tectos inclinados. Por sua vez, o piso inferior, cujo acesso independente também é possível a Nascente, manter-se-á maioritariamente inalterado, e ficará reservada às áreas de serviço. Deste modo, a nível de compartimentação interior, houve uma intervenção extensa, de forma a garantir uma melhor funcionalidade e conforto, adequando os espaços interiores às novas vivências e necessidades dos novos utilizadores. Exteriormente, aproveitou-se os desníveis existentes entre as várias ruas para rever as cotas do terreno, permitir acessos ao lote diferenciados e ter os lugares de estacionamento ocultos dos espaços de lazer. Estes últimos foram concentrados no logradouro a Sul onde também se recuperou um dos anexos existentes para o transformar em espaço multiusos de apoio à piscina. O jardim terá um tratamento decorativo de forma a melhorar a qualidade destes espaços e a valorizar a leitura da casa, reformulando-o com novos maciços herbáceos e arbustivos junto ao limite do lote, relvado no espaço central e uma zona de horta no canto a Nascente, junto à cozinha.

PROJECTO | REABILITAÇÃO COM AMPLIAÇÃO DE MORADIA UNIFAMILIAR

LOCALIZAÇÃO | ESTORIL

OBRA CONCLUÍDA | 2023

PROJECTO DE ENGENARIA | TOMÁS NUNES DA SILVA E RENEW

FOTOGRAFIA | RICARDO GERALDES