SCAPE COWORK

Localizado na Doca de Santo Amaro, com o rio Tejo a desenhar a paisagem frontal, encontra-se um armazém de cerca de 350m², dividido em dois pisos, outrora um estabelecimento de restauração. O desafio era converter este espaço num centro de escritórios partilhados, preservando a sua identidade original, mas adequando-se às novas necessidades funcionais.

Este edifício distingue-se pela sua estrutura metálica e uma cobertura de duas águas invertida, bem como pelos grandes vãos envidraçados que o diferenciam dos armazéns vizinhos. Com o objetivo de valorizar ao máximo a sua localização privilegiada e a excelente orientação solar, mas com uma grande preocupação pelos custos e pelos prazos de obra muito controlados, a estratégia para a remodelação passa por uma recuperação cuidada dos elementos existentes, enquanto que internamente, se procurou reduzir ao mínimo as compartimentações, permitindo o maior número e diversidade de espaços de trabalho abertos.

No piso térreo, o foco da intervenção foi a adaptação e reorganização das instalações sanitárias e copa, para um fácil acesso aos vários utilizadores do espaço e ligada diretamente à recepção, optimizando assim a operação.

O piso superior sofreu uma transformação mais marcante. O espaço aberto com vista para o rio é maximizado, eliminando as antigas instalações sanitárias e o bar. Contudo, para amenizar o excesso de luminosidade, optou-se por pintar o espaço de cinzento-escuro, promovendo um maior conforto visual e realçando a vista para o rio. Acrescentaram-se ainda elementos vegetais para melhorar a acústica e trazer uma sensação de acolhimento ao espaço. Dessa forma, foram criados áreas de trabalho flexíveis, zonas de lounge e espaços para reuniões.

Em suma, o projeto de renovação do armazém na Doca de Santo Amaro é marcado por uma abordagem de respeito à sua imagem exterior e uma adaptação cuidadosa do seu interior para responder às necessidades do novo uso.

PROJECTO | REFORMULAÇÃO DE ESPAÇO E MUDANÇA DE USO PARA NOVO COWORKING SPACE

LOCALIZAÇÃO | LISBOA

OBRA CONCLUÍDA | 2020

FOTOGRAFIA | RICARDO GERALDES